A Escola em Tempo Integral é uma modalidade em que os estudantes permanecem na unidade educativa durante todo o dia, participando de atividades pedagógicas, esportivas, culturais e recreativas que complementam o currículo tradicional. Eles terão uma carga horária ampliada, com dez aulas diárias, garantindo mais oportunidades de aprendizado.
O modelo amplia as experiências de aprendizagem, fortalece o desenvolvimento integral da criança, melhora o desempenho acadêmicos e proporciona maior envolvimento com atividades diversificadas, como letramento, numeramento e projetos complementares. Além disso, assegura a garantia do tempo de aula com aula, evitando perda de momentos pedagógicos essenciais.
O estudante terá uma rotina organizada com momentos de estudo, lazer, alimentação e descanso. Haverá atividades interdisciplinares e maior acompanhamento dos professores, garantindo um ensino mais qualificado e completo.
Não. A proposta prevê uma organização que inclui atividades dentro e fora da sala, utilizando diferentes espaços da escola para promover uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.
A escola oferecerá refeições equilibradas ao longo do dia, incluindo almoço e lanches, garantindo uma alimentação adequada para o desenvolvimento do estudante. A Secretaria Municipal de Educação possui uma Coordenadoria de Alimentação Escolar, com nutricionistas responsáveis por acompanhar o cardápio e a rotina alimentar, assegurando uma alimentação saudável e balanceada.
O tempo ampliado é organizado de forma equilibrada, com alternância entre atividades teóricas, práticas e recreativas, evitando a sobrecarga e tornando o aprendizado mais prazeroso.
Sim. Os professores terão maior contato com os estudantes e poderão acompanhar de perto suas dificuldades e avanços, oferecendo apoio personalizado quando necessário. Além disso, as famílias poderão acompanhar de perto o desenvolvimento de seus filhos, mantendo um canal de diálogo aberto com a escola.
A escola manterá um canal de comunicação ativo com as famílias, por meio de reuniões a pedido da escola ou da família e comunicados na agenda, garantindo a participação dos responsáveis na vida escolar dos estudantes. A parceria entre escola e família será essencial para o sucesso da proposta.
Cada estudante seguirá o modelo de ensino em que está matriculado. Neste momento, atendemos somente os anos previstos na proposta de Tempo Integral. No entanto, nosso objetivo é ampliar gradativamente o atendimento para outros anos escolares.
É fundamental que as famílias respeitem os horários estabelecidos pela escola para garantir o bom funcionamento da rotina escolar. As aulas do período integral começarão junto com as aulas do período parcial no turno matutino e encerrarão junto com o período vespertino no final da tarde. O cumprimento desses horários assegura que os estudantes aproveitem ao máximo todas as atividades pedagógicas planejadas.
A proposta da Escola em Tempo Integral busca garantir a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes , sendo essencial a participação em todas as atividades escolares. A ausência pode prejudicar o aprendizado e, por isso, as faltas só serão justificadas com atestado médico. Entendemos a importância de outras atividades, como o esporte, mas, no momento, a prioridade é a carga horária escolar. Em caso de dúvidas ou necessidades específicas, a família pode procurar a Secretaria Municipal de Educação para esclarecimentos e orientações.
Os estudantes promovidos com restrição e com dificuldades terão prioridade no encaminhamento para as turmas de tempo integral, pois esse modelo favorece a retomada e recomposição da aprendizagem. As vagas remanescentes serão sorteadas entre os interessados, garantindo um processo transparente e registrado em ata. Vale lembrar que, uma vez matriculado na turma de tempo integral, a frequência do estudante será obrigatória.
A família deve tentar reorganizar a rotina da criança e pode buscar a escola para dialogar. Caso não seja possível encontrar uma alternativa viável, os responsáveis podem procurar a Secretaria Municipal de Educação para conversar e, em último caso, buscar outras unidades que ainda tenham turmas parciais.
Fonte: PMF. Disponível em https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/06_03_2025_16.03.54.e0a30d05bc7d2f40adcce3c336ef394f.pdf