Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o Grêmio Estudantil tem uma função muito mais pedagógica e formativa do que política ou administrativa. Diferente do Ensino Médio, onde os alunos já têm autonomia total, aqui o foco é a iniciação à cidadania.
A principal missão é ensinar, na prática, o que significa viver em comunidade democrática.
Para crianças de 6 a 10 anos, é difícil entender o conceito abstrato de "representar o outro". O Grêmio ensina que:
Os desejos não são apenas "meus", são "nossos".
Eles aprendem a ouvir as demandas dos colegas (ex: "precisamos de mais bolas para o recreio" ou "o bebedouro está muito alto") e levar isso para a direção.
A função do Grêmio é tirar o aluno da posição passiva (apenas receber aulas) e colocá-lo como agente transformador da escola.
Eles percebem que podem mudar o ambiente onde vivem através de ideias e ações organizadas.
Desenvolve a autoestima e a oratória, já que precisam falar em público e defender ideias.
Nos anos iniciais, o Grêmio funciona como um guardião das boas práticas:
Campanhas de Cuidado: Criar cartazes sobre não jogar lixo no chão, cuidar dos livros da biblioteca ou não riscar as carteiras.
Mediação Simples: Ajudar a promover brincadeiras inclusivas no recreio e combater o bullying (ex: o "banco da amizade", onde quem está sozinho senta para ser convidado a brincar).
É a função mais visível e divertida para essa idade. O Grêmio ajuda a organizar:
Gincanas esportivas.
Festas comemorativas (Dia das Crianças, Festa Junina).
Campanhas solidárias (arrecadação de brinquedos ou agasalhos), ensinando a empatia.
Eles aprendem como funciona a escolha de líderes, mas de forma adaptada:
Entendem o que é o voto.
Aprendem a respeitar o resultado (saber ganhar sem humilhar e perder sem desistir).
Aprendem que promessas de campanha devem ser viáveis (não adianta prometer "piscina de chocolate").
Diferente dos mais velhos, o Grêmio dos pequenos (às vezes chamado de "Greminho" ou "Grêmio Mirim") precisa de tutoria constante de um professor.
Um projeto típico seria:
Problema: O pátio fica muito sujo após o lanche.
Ação do Grêmio: Os representantes passam nas salas explicando a importância de jogar o lixo na lixeira e criam uma "Patrulha da Natureza" onde, a cada dia, alunos usam um colete especial para monitorar (sem punir, apenas orientar) o descarte do lixo.